Como parte das estratégias para aumentar os índices de vacinação contra a poliomielite no município, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a aplicação de doses em crianças de escolas da rede privada de ensino nesta semana. Ao todo, oito escolas particulares mostraram interesse em aderir à campanha.

“Depois de passarmos por todos os Núcleos de Educação Infantis da cidade, percebemos a importância de continuar esse trabalho na rede privada de ensino. Queremos atingir o maior número possível de crianças”, conta a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Adriana Ribeiro.

O trabalho nos Núcleos de Educação Infantis da cidade representou 18% do total de vacinados. A Campanha Nacional Contra a Poliomielite e de Multivacinação continua até o dia 30 deste mês. Até o momento, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú registrou um alcance de 59,8% do público-alvo.

Campanha Nacional

Além da vacina contra pólio, são oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) doses contra Hepatites A e B, Pentavalente, Tetraviral, Pneumocócica, Rotavírus, Febre Amarela, DTP, Varicela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY e HPV para crianças e adolescentes até 14 anos. Para saber quais vacinas são elegíveis para a criança/adolescente, basta comparecer em uma das unidades com a carteirinha de vacinação do usuário.

A aplicação das vacinas ocorre em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (com exceção da Unidade de Saúde Central, que não fecha para o almoço).