Segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Balneário Camboriú

Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação é prorrogada

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a Campanha de Multivacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi prorrogada. A prorrogação foi decretada pelo Ministério da Saúde, devido ao baixo índice vacinal no país. A campanha, que encerraria nesta sexta-feira (09), continua até o dia 30 de setembro.

Até agora, pouco mais de 3 mil doses contra a pólio foram aplicadas em Balneário Camboriú, o que representa 47% do público-alvo. Já na multivacinação, foram 4.367 pessoas alcançadas. “Esta é uma oportunidade de chegarmos na nossa meta de 95% da população infantil imunizada contra a poliomielite. Comparecer nas Unidades Básicas de Saúde com a carteirinha da criança é fundamental para mantermos a poliomielite erradicada no Brasil”, salienta a secretária de Saúde, Leila Crocomo.

O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país, doença causadora da paralisia infantil. Além da vacina contra pólio para crianças de um ano a menores de cinco anos, nas Unidades Básicas de Saúde são oferecidas doses contra Hepatites A e B, Pentavalente, Tetraviral, Pneumocócica, Rotavírus, Febre Amarela, DTP, Varicela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY e HPV para crianças e adolescentes até 14 anos.

A aplicação das vacinas ocorre em todas as unidades de saúde do município. As unidades estão abertas para imunização de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (com exceção da Unidade de Saúde Central, que não fecha para o almoço). Para saber quais vacinas são elegíveis para a criança/adolescente, basta comparecer a uma das unidades com a carteirinha de vacinação do paciente.