Através de ações que beneficiam o Meio Ambiente, criando uma responsabilidade ambiental entre os alunos, o Centro Educacional Municipal Ariribá desenvolve o projeto “Praia Limpa, Escola Azul”, que destaca a importância da limpeza dos rios, mangues e praias na preservação do ecossistema. O ambiente escolhido, no primeiro momento, foi o Rio Marambaia,

Praia Central, ambos no bairro do Centro, e na Praia do Buraco, localizada no bairro Pioneiros, em Balneário Camboriú. O Projeto é desenvolvido com as turmas dos 9º anos, do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Matemática e Geografia, dos professores Fábio Cunda e Zuleide Graf Rocha, respectivamente. A primeira ação ocorreu na manhã do dia 25, na Praia do Buraco, e a próxima será na tarde de quinta-feira (01), na Praia Central.

A Educação Ambiental é um dos mecanismos mais importantes para a sensibilização da população sobre os riscos ocasionados pelo descarte incorreto do lixo, principalmente nas praias próximos aos centros urbanos e nos rios que cortam as grandes cidades. Pensando nisso, o Projeto busca sensibilizar moradores e turistas sobre a responsabilidade, individual e coletiva, quanto à redução dos impactos negativos sobre os ecossistemas costeiros e do meio ambiente.

Despertar em toda comunidade de Balneário Camboriú, através dos alunos, que são agentes multiplicadores, valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras; além de estimular a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais, são os resultados esperados com as atividades do Projeto Praia limpa, Escola Azul, que segue com ações durante todo o ano letivo.