Segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Balneário Camboriú

TVC Panorama exibe primeiro debate dos presidenciáveis; Bolsonaro e Lula estão confirmados.

O primeiro debate com candidatos à presidência da República para as eleições de 2022 será realizado em São Paulo, neste domingo (28), às 21 horas, com transmissão ao vivo pela TVC Panorama/ TV Cultura e Rádios Cultura FM e Cultura Brasil, em um pool formado com o Grupo Bandeiranteso portal UOL e a Folha de S. Paulo.

Leão Serva, Diretor de Jornalismo da TV Cultura e um dos mediadores, acredita que essa será uma oportunidade rara de discussão de ideias: “A democracia brasileira tem muito essa característica de que as campanhas corram em paralelo. Há poucas oportunidades de encontro em que os eleitores possam ver os seus candidatos, suas posturas, ouvi-los defenderem suas propostas, diante das propostas de outros candidatos”, afirmou.

Sobre as regras do evento, Leão relatou que os assessores dos partidos estiveram presentes às reuniões e acertaram os detalhes por consenso. Caso algum candidato ou candidata não compareça, a cadeira ficará no palco, porém, vazia: “É uma coisa simbólica, mas, reveladora”, disse.

O debate está programado para começar às 21h e durar cerca de 3 horas, considerando a participação de quatro candidatos e duas candidatas: Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe Dávila (Partido Novo). Apesar das informações de que os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participariam da sabatina, as assessorias confirmaram as respectivas presenças, na manhã deste domingo.