Segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Balneário Camboriú

Dragagem do Rio Marambaia começa nesta sexta-feira (26)

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), inicia nesta sexta-feira (26), a dragagem do Rio Marambaia. A obra foi autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), na semana passada. Paralelamente ao licenciamento, ocorreu o processo de licitação da empresa que irá executar o trabalho. A ordem de serviço já foi assinada. A draga chegou nesta quinta-feira (25), e foi colocada no rio no trecho da Rua 2001.

“Esta é uma obra esperada há décadas que afeta a população que mora próxima ao Rio Marambaia, notadamente os moradores do bairro Pioneiros e parte do Centro. Com a dragagem do Rio Marambaia concluída, a expectativa dos técnicos é de que o cheiro ruim deixe de existir. Acaba também a formação daquela mancha negra que sai pela foz para o mar quando chove forte. Toda a lama do fundo, resultado de esgoto antigo depositado por décadas no local, será removido e o rio voltará a ter vida”, celebra o prefeito Fabrício Oliveira.

A obra de dragagem do Rio Marambaia começa pelo trecho do rio que passa pela Rua 2001 e segue em direção à foz. Será retirado do fundo uma quantidade de lodo estimada em 6 mil metros cúbicos. O prazo estimado para a conclusão da obra é de três meses a partir do início do trabalho. O valor contratado para esta obra é de R$ 633 mil.

Mesmo durante a dragagem, e depois, continuará sendo desenvolvido em toda a cidade o programa Se Liga na Rede, que fiscaliza ligações clandestinas, assim como exigido aos condomínios que ainda não o fizeram a entrega da Declaração de Regularidade Sanitária de Edificações, junto à Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). Este documento deve ser protocolado até o dia 31 de agosto de 2022, e é cobrado de todos os imóveis localizados em áreas contempladas pelo sistema de rede de esgoto em Balneário Camboriú, exceto imóveis unifamiliares residenciais (casas), conforme a Lei nº 4.260 – com dispositivos alterados pela Lei nº 4.630/2022 – disponível no site https://leismunicipais.com.br.

 

TEXTO: PMBC