Segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Balneário Camboriú

BC tem melhor gestão de meio ambiente de Santa Catarina, aponta TCE

Balneário Camboriú recebeu o reconhecimento máximo em gestão de Meio Ambiente e ficou em primeiro lugar entre os 295 municípios catarinenses, segundo avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), relativo ao exercício 2020 / 2021.

“Receber esta notícia na Semana do Meio Ambiente é para nós, da equipe da SEMAM, e para toda equipe da Prefeitura de BC, um reconhecimento do muito que temos feito neste governo em relação ao meio ambiente”, pontua a secretária da área, Maria Heloísa Furtado Lenzi.

O Índice do TCE/SC mede, através de 22 questões + 11 subquestões, o resultado das ações relacionadas ao meio ambiente que impactam a qualidade dos serviços e a vida das pessoas. Este documento contém informações sobre resíduos sólidos, educação ambiental, estrutura ambiental e conselho ambiental

Anteriormente, o Município  já teve a gestão de Meio Ambiente reconhecida através das avaliações de instituições como Connect Smart Cities, em que a cidade ficou em primeiro lugar no Brasil em 2021 no eixo Meio Ambiente, além de ser a primeira cidade no Brasil a receber o Selo Município Lixo Fora d’Água, da Abrelpe e ISWA.

“Se formos verificar o histórico da evolução da gestão de Meio Ambiente de BC neste índice do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), até 2016 não estávamos nem entre os 100 primeiros municípios mais bem avaliados, então este salto para o primeiro lugar em 2019 e 2020 mostra a dedicação da Administração Municipal neste importante eixo”, destaca Maria Heloísa Lenzi.