Quarta-feira, 25 de maio de 2022
Balneário Camboriú

Hospital Municipal Ruth Cardoso passa a atender UTIs Covid-19

O Hospital Municipal Ruth Cardoso passará a atender a partir desta quinta-feira (31), pacientes com Covid-19 que precisarem de internação em UTI, em leitos de isolamento.

A mudança do atendimento para o Ruth Cardoso se deve à sensível diminuição dos casos de internação por COVID-19. Atualmente, apenas um paciente de Balneário Camboriú ocupa leito na UTI do Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus (CMATC).

“O financiamento de leitos para UTI COVID pelo Ministério da Saúde finalizou em 28 de fevereiro passado. De lá para cá, os dez leitos do Centro Municipal de Tratamento de COVID-19 tem sido bancados por Balneário Camboriú. Com a grande diminuição dos casos graves da doença, que se dá com o aumento de pessoas vacinadas, deixa de ter sentido um hospital exclusivo para Covid-19”, salienta a secretária de Saúde do Município, Leila Crocomo.

Estrutura inédita foi fundamental no combate à pandemia

O CMATC foi aberto em março de 2020 e foi o primeiro centro exclusivo para o tratamento da pandemia em Santa Catarina. Ao longo desses dois anos, foram feitos mais de 67 mil atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios, que resultaram em mais de 1,6 mil internações, tanto clínicas quanto de UTI.

“O espaço exclusivo que criamos para tratamento de COVID-19 anexo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, tocado por equipes especializadas e dedicadas ao tratamento da pandemia, prestou um serviço dos mais relevantes para a saúde de Balneário Camboriú e da região, já que mantivemos as portas abertas a pacientes vindos dos outros municípios da AMFRI e até de outras cidades do estado. Vencida essa etapa difícil, ao longo desses dois últimos anos, fica o meu reconhecimento a esses profissionais e a todos que não pouparam esforços para que vencêssemos a pandemia”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

Via PMBC.