Quinta-feira, 1 de dezembro de 2022
Balneário Camboriú

Cidades catarinenses vacinam turistas contra a Covid-19

Santa Catarina reforça a vacinação contra a Covid-19 em turistas. A ação é válida para as cidades que são principais destinos turísticos durante o verão e está disponível para todas as doses, inclusive as de reforço. 

Em Balneário Camboriú os turistas precisam apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. Segundo a prefeitura, a imunização desse público não provocou falta de doses para os moradores, até agora. 

Em Florianópolis, pelo menos  20% das vacinas aplicadas todos os dias são em visitantes, um aumento que foi sentido principalmente com a temporada de verão. Na capital, brasileiros e naturalizados precisam apresentar apenas o CPF, já no caso de estrangeiros, é necessário fazer um cadastro no SUS e apresentar uma documentação oficial, como o passaporte.

Outro destino muito procurado pelos turistas, Imbituba, no sul catarinense, também vacina os visitantes. A prefeitura disse que faz o controle das aplicações e caso necessite de mais imunizantes faz um pedido extra à secretaria de estado da saúde. O mesmo acontece em Bombinhas, no litoral norte, o município exige apenas documentos pessoais e o cartão do SUS.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica informou que não há restrição para a vacinação de turistas, desde que estejam no prazo recomendado para aplicação da dose. A notificação é igual a dos moradores do município, com o registro nos sistemas do ministério da saúde.