Quarta-feira, 7 de dezembro de 2022
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú tem aumento de mais de 1.000% de casos da covid-19

Depois das festas de fim de ano, Balneário Camboriú teve um “boom” de casos do novo coronavírus. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, só nesta quinta-feira foram registrados ​​70 novos casos no município, enquanto na quinta-feira da semana passada (30/12) o total de casos era de 6. Consequentemente o número de pacientes em tratamento também aumentou, na semana passada eram 77 e agora são 122, o que representa um percentual de aumento de quase 60%.

Desde o início da semana as unidades de saúde de Balneário Camboriú estão superlotadas. De acordo com a administradora das UPA`s dos bairros das Nações e da Barra, cerca de 400 atendimentos foram prestados na segunda-feira, somente de sintomas respiratórios. Já na Unimed Litoral foram realizadas 664 consultas.

Para amenizar os impactos na saúde, Balneário Camboriú ampliou o atendimento nas unidades com foco nos problemas respiratórios. As UBS`s Nações, Municípios e Barra passaram a atender até às 22h. No Pronto Atendimento da Barra (PA), o número de médicos foi ampliado de três para quatro, e no UPA das Nações de cinco para seis médicos. No PA e na UPA, assim como no Hospital Ruth Cardoso e no CMATC o atendimento é 24 horas.

Mesmo com o aumento do número de novos casos, a ocupação de leitos de UTI do Centro de Acolhimento e Tratamento à Covid-19 (CMATC) de Balneário Camboriú permaneceu estável nos últimos 8 dias, mantendo-se entre 20% e 30%. A baixa demanda de internações é reflexo da vacinação contra a covid-19, que ao todo já aplicou 251.906 doses.