Sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Balneário Camboriú

Produtores culturais de BC sofrem ataques na internet e prejuízo chega a R$8mil

Um grupo de produtores culturais, responsáveis pelo Festival Internacional de Teatro BCEmCena, foi vítima de ataques cibernéticos esta semana. O caso foi divulgado na manhã desta sexta-feira (30). De acordo com as informações, os hackers invadiram as redes sociais, site e até conta bancária da equipe. O prejuízo chegou a R$ 8mil feitos em PIX.

A ação criminosa foi descoberta por uma produtora depois de uma série de postagem nas mídias sociais. No perfil do Instagram, os bandidos divulgaram informações pessoais da equipe e mensagens racistas, homofóbicas, além de textos em apoio ao Presidente Jair Bolsonaro. Logo depois, a página do BCEmCena foi excluída pelos invasores.

Lucas Schuster, Diretor geral do grupo BCEmCena, afirmou que apenas pessoas de confiança têm acesso às contas na internet e no banco. Segundo ele, endereços residenciais dele e de familiares foram divulgados, “estou com medo de sair de casa”, disse Lucas. Em uma das redes sociais o diretor geral desabafou “Ofenderam a honra da nossa equipe, grupos e artistas. Sempre exaltando o Presidente da República. Estou completamente abalado. Basta!”

O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil. Sobre o prejuízo financeiro, a gente do Banco garantiu que os valores serão estornados, mas ainda não tem prazo para acontecer.

O que diz a Fundação Cultural de Balneário Camboriú

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú informa que tomou ciência de que os proponentes do Festival BC em Cena tiveram suas contas do Instagram, página na internet e a conta bancária do projeto, invadidas na manhã desta sexta-feira. Os crimes já foram denunciados à Delegacia de Polícia que investiga o caso.

A Fundação declara ainda, e com veemência, que não corrobora com ações criminosas, racistas ou preconceituosas expressas pelos hackers no caso em questão, e em nenhum caso similar, e acompanha de perto as investigações que estão sendo feitas.

Lembrando que os projetos contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura são avaliados com rigor por pareceristas inscritos em credenciamento público, com experiência na área Cultural e com expertise comprovada.

 

Sobre o Festival

O Festival BC em cena surgiu como uma iniciativa de promoção das artes cênicas de Balneário Camboriú, reunindo companhias, grupos teatrais, produtores, profissionais e entusiastas. O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, em 2021.