Neste sábado (10), a vacinação contra a Influenza (H1N1) será ampliada para a população em geral, a partir de seis meses de idade. A imunização estará disponível na unidades de saúde dos bairros do Centro, Ariribá, Vila Real e Barra, das 8h às 17h. É necessário levar a carteira de vacinação e documento oficial com foto.

Com o encerramento da vacinação para os grupos prioritários nesta sexta-feira (09), a partir de sábado será possível estender a vacinação para a população em geral. Em Balneário Camboriú, conforme último relatório, foram vacinadas mais de 24 mil pessoas dos grupos prioritários.

Grupos prioritários com vacinação exclusiva até sexta (09)

Os contemplados na terceira etapa da campanha de vacinação contra H1N1 são dos seguintes grupos: pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens com medidas socioeducativas.

As pessoas contempladas na primeira e segunda etapa da campanha ainda podem receber o imunizante, entre elas crianças com idade de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, povos indígenas, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, profissionais da educação e idosos com 60 anos ou mais.

Covid-19

A pessoa que foi imunizada contra a Covid-19 precisa aguardar pelo menos 14 dias após as duas doses da vacina para ser vacinada contra a Influenza. No caso das vacinas Pfizer e AstraZeneca, que possuem um intervalo de 90 dias entre a aplicação das duas doses, pode tomar a vacina da Influenza após 14 dias da primeira dose. As pessoas que apresentarem sintomas (febre, dor no corpo e falta de ar) não podem ser vacinadas. Caso tenham testado positivo para Covid-19, é necessário aguardar 30 dias após o início dos sintomas para que a imunização seja aplicada.

Prevenção

A transmissão dos vírus Influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Medidas simples podem evitar a doença, como: utilizar a máscara; manter distanciamento social; lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

 

 

*Via PMBC