O prazo para o alistamento militar foi prorrogado para dia 31 de agosto de 2021. O prazo original era amanhã (30). No caso de brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento será de 60 dias, informou, em nota, o Ministério da Defesa. Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 podem fazer o alistamento no site alistamento.eb.mil.br.
De acordo com o ministério, a medida é necessária “considerando que, em função da pandemia da covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas juntas de Serviço Militar”.
A pasta disse que a suspensão no atendimento público dificulta o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital. “Prorrogação semelhante foi feita no ano passado, trazendo benefícios aos conscritos e garantindo a qualidade da seleção geral”, disse o ministério.
Caso o alistamento obrigatório não seja feito, a pessoa fica impossibilitada, entre outras coisas, de obter passaporte, conseguir ingressar como funcionário em instituições oficiais, matricular-se em qualquer instituição de ensino, inscrever-se em concursos públicos e tirar o título eleitoral.