Segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Balneário Camboriú

TV Litoral Panorama exibe curta-metragem inédito neste feriado

A TV Litoral Panorama exibe nesta quinta-feira, feirado de Corpus Christi, o curta-metragem “Ilha de Icaro”. O filme vai ao ar, às 11h45, substituindo o tradicional boletim de notícias da emissora.

O curta-metragem retrata a história da ilha, que se cruza com a de Marciano Cavalheiro, criador de cabras e primeiro guarda-vidas da cidade, na década de 1970. Atraído pela beleza do lugar, Cavalheiro viveu na ilha por mais de 10 anos com a família. Foi na época em que morava ali, a 600 metros da praia, que nasceu o primogênito dele, Icaro. Com apenas três anos de idade, Icaro já nadava ao redor da ilha, auxiliado pelo pai.

Ex-surfista profissional, Icaro Cavalheiro é atualmente juiz do circuito mundial de surf.

Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o curta-metragem tem duração de 15 minutos. O roteiro foi baseado na reportagem que a jornalista Helen Francine, proponente do projeto na LIC, produziu em 2008, como atividade acadêmica do curso de pós-graduação em Jornalismo Literário. O filme é parte do projeto “De Cobras a Cabras”

“A ideia de narrar essa história real surgiu em 2008. Eu estava passeando com o cãozinho da minha irmã quando ele invadiu um terreno na Barra Sul, ao lado da pista de helicóptero. Ele foi me puxando até um cercado de madeira, e lá estavam elas… as cabras! Logo Marciano Cavalheiro, muito gentil, começou a me contar que elas eram descendentes das cabras da ilha. Pensei que precisava registrar as memórias dele e saber mais dessa história”, comenta Helen Francine.

Recentemente, O documentário “A Ilha de Ícaro” foi exibido no festival audiovisual FacineBC, pelo YouTube.