A Secretaria de Estado da Saúde reconheceu a possibilidade de uma terceira onda de contaminação pela covid-19 em Santa Catarina por conta da chegada do inverno. De acordo com o órgão, os meses de junho, julho e agosto podem ser críticos porque já há um histórico de aumento de doenças respiratórias nessa época do ano.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, disse que a hipótese é fundamental porque permite que o estado se prepare para evitar uma superlotação em seu sistema de saúde, que hoje está com 96,87% de ocupação em seus leitos de UTI do SUS.

A médica infectologista Silvana Gazola Santucci explica que a pandemia pode se agravar no inverno especialmente porque a população tem uma tendência de se aglomerar em locais frechados e com pouca ventilação por conta do frio. De acordo com ela, manter as medidas de segurança sanitárias é fundamental para evitar essa nova onda de contágios. 

“As medidas são essas clássicas que a gente conhece: lavagem das mãos, distanciamento social e uso de máscaras até que a gente tenha a vacina disponível para todo mundo” – pondera.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Governo do Estado, Santa Catarina tem, até agora, 857.875 casos confirmados e 12.664 óbitos decorrentes da covid-19.