Quinta-feira, 1 de dezembro de 2022
Balneário Camboriú

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira

Neste ano, o Brasil vai ter uma campanha de vacinação contra a gripe simultânea à campanha de vacinação contra a covid-19. A aplicação das doses contra o vírus Influenza B começa no dia 12 de abril, com crianças, indígenas, trabalhadores da área da saúde e mulheres que acabaram de dar à luz.

A partir de maio é a vez de idosos com mais de 60 anos receberem a vacina. Entre junho e julho é a vez de pessoas com comorbidades ou deficiências, caminhoneiros, trabalhadores dos sistemas viário e portuário, forças de segurança e forças armadas, funcionários do sistema prisional, jovens que estão sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Geralmente, a campanha de vacinação contra a gripe começa pelos idosos, mas neste ano, eles foram colocados no segundo grupo por conta da vacinação contra a covid-19. As vacinas não podem ser tomadas no mesmo dia. Porém o Ministério da Saúde recomenda  uma pausa de pelo menos duas semanas entre os imunizantes.

As vacinas contra gripe e covid-19 são essenciais porque evitam problemas pulmonares que podem levar à morte. Além de ser um ato de solidariedade, a imunização quebra as cadeias de transmissão viral e impede a lotação de hospitais.