O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), anunciou na noite desta segunda (22) através das redes sociais, toque de recolher durante as próximas noites e o fechamento de todos os serviços não essenciais por uma semana, a partir desta terça-feira (23). O decreto foi publicado logo após a divulgação feita pelo gestor municipal.

A medida também determina que restaurantes, bares e igrejas fiquem fechados até o próximo domingo (28). Já os mercados podem funcionar com 30% da ocupação máxima. Além disso, João Rodrigues informou que o transporte coletivo continua circulando, com 50% da capacidade total. A Guarda Municipal será responsável pela fiscalização.

Durante o vídeo, o Prefeito disse que não se tratava de lockdown e pediu “perdão” aos chapecoenses, além de “compreensão e colaboração de todos”.

– Sempre fui e sempre serei contra fechar tudo. Eu não acredito que fechar tudo resolva, mas neste momento não prevalece a minha opinião pessoal, nós temos que compartilhar as decisões, para tomar a melhor decisão – justificou João Rodrigues.

O toque de recolher será das 22h às 5h. A exceção será para quem estiver em deslocamento do trabalho para casa ou se dirigindo até uma farmácia ou hospital. Ele ainda garantiu que a prefeitura “agora vai fiscalizar” as pessoas contaminadas e em fase de transmissão da doença:

– Todo e qualquer cidadão que positivou Covid será monitorado. E aquele que estiver circulando pelas ruas da cidade, participando de qualquer encontro que não seja o isolamento, responderá criminalmente por isso. Não sou eu que estou decretando, já responderia, só que agora nós vamos fiscalizar.