(Foto: Fábio Queiroz/Agência AL)

CPI dos Respiradores ouve três dos principais investigados

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a compra de 200 respiradores no valor de 33 milhões de reais pelo Governo do Estado ouviu, nesta terça-feira, 2, três dos principais investigados da CPI. A sessão teve duração de mais de dez horas e levantou dúvidas, porque os depoimentos se contradisseram entre si.

A primeira a depor foi a ex-superintendente de gestão administrativa da saúde, Marcia Regina Geremias Pauli. Ela reafirmou as declarações concedidas ao Ministério Público e a Polícia Civil, onde aponta o ex-secretário Helton Zeferino como responsável pelo processo de aquisição dos aparelhos. A ex-servidora também chocou a comissão ao afirmar que o governador Carlos Moisés mentiu quando disse à imprensa que não sabia da compra dos respiradores.

Depois de Márcia foi a vez do ex-secretário de estado da saúde, Helton Zeferino, de prestar depoimento. Contradizendo a servidora, Helton disse que se negou a liberar o pagamento antecipado dos aparelhos e que foi Márcia quem autorizou a quitação. O ex-secretário foi acusado de omissão pelos deputados, já que o mesmo não se interessou em saber sobre as operações que envolvem grandes quantias de dinheiro movimentadas dentro da secretaria.

Por fim, aos parlamentares ouviram o ex-chefe da Casa Civil de Santa Catarina, Douglas Borba. Ele garantiu não ter nenhum envolvimento com a compra dos respiradores e disse que só recebeu a notícia do pagamento antecipado no dia 22 de abril, quase 20 dias depois da negociação com a empresa Veigamed. Além disso, Borba criticou a secretaria de saúde, dizendo que a mesma é uma “ilha” no Governo do Estado.

A Comissão Parlamentar de Inquérito cogita pedir a Polícia Civil que libere os depoimentos prestados por Helton Zeferino e Douglas Borba à operação O2. Dos 200 respiradores comprados pelo estado, apenas 50 chegaram a Santa Catarina. Porém, não se sabe se o modelo enviado é compartível ao tratamento do Coronavírus.

Confira este e outros destaques no Pan News dessa quarta-feira.

PAN NEWS | 03.06.2020

Luiz Turati traz as principais notícias de Balneário Camboriú e região. Confira! PAN NEWSSegunda à sexta, às 12h20*Canal 11 – TV Aberta*Canal 6 – NET*Canal 15 – CCS*Canal 43.3 – CCS

Posted by Tv Litoral Panorama on Wednesday, June 3, 2020